História e Bíblia

UMA PONTE PARA O CONHECIMENTO

Translate

Total de visualizações de página

SEJA UM SEGUIDOR


Olá, seja bem vindo ao blog HISTÓRIA E BÍBLIA! Gostária de convidá-lo a
ser um seguidor. Basta clicar em seguir ao lado e seguir as orientações.


Índice:

1. Introdução

2. Vinde – A Formação do Líder

a. Vinde é ser aluno. Formação teórica

b. Vinde é ser aluno. Formação prática

3. Ficai – A Capacitação do Líder

a. Atos e Evangelhos

b. O texto de Lucas e de Atos

4. Ide – O Trabalho do Líder

5. Conclusão

6. Bibliografia


(Antes de tudo gostaria de esclarecer que certamente eu não sou conhecedor do estado de todas as igrejas dessa grande nação de extensões continentais, e menos ainda, no que se refere a nível mundial. Porém, estarei trabalhando dentro do campo de visão que alcanço, na esperança de ao menos colaborar em alguma coisa para o bem da Igreja do Senhor).


1. Introdução


Sempre que se discute a missão da igreja, o papel que o cristão deve exercer na sociedade, um imperativo bíblico é mencionado – o Ide, Mt. 28. 19 e especialmente Mc. 16.15,... –, frisando a responsabilidade de cada cristão de pregar o evangelho e os sinais miraculosos que se seguirão.


O Ide, sempre é lembrado nas reuniões de obreiros, e cultos de missão. Sempre é usado pelos pastores que querem convencer seus membros a ingressarem na obra do Senhor, pois a “seara é grande e poucos são os ceifeiros”, Lc 10.2. Muitos são até mesmo intimidados pelos líderes a se tornarem obreiros, pois se não, estarão deixando de cumprir um importante mandamento de Jesus, o Ide (existem igrejas que tem mais pessoas exercendo funções ministeriais por imposição do pastor, do que pessoas fazendo a obra de Deus por livre vontade).


Dessa forma, mais e mais obreiros vão ingressando na seara do Senhor, porém, com um enorme despreparo. Esses obreiros deformados, em pouco tempo se tornam líderes (pastores, líderes de jovens, de círculo de oração, de escola dominical, de missão, etc.). Uma característica de muitas igrejas do Brasil, é a que se aparece alguém que ora bastante, fala em línguas, tem visão e dá uns pulos, em pouco tempo assume a responsabilidade de algum trabalho. Ou pior ainda, se é um ex-drogado, ex-homossexual, ex-prostituta, ex-qualquer-coisa, em poucos dias se torna um dos pregadores (contador de testemunho, ou seria tristemunho) mais requisitado da região, e isso quando já de cara não grava um CD, ou DVD sobre sua vida, afinal esta cumprindo o Ide! (já houve quem disse que quem deveria estar ensinando está sentado e quem deveria estar sentado está ensinando!).


Na minha avaliação esta situação é um dos principais motivos de termos uma liderança tão fraca e despreparada. O grande problema é que poucos percebem que são TRÊS IMPERATIVOS de Cristo a seus discípulos, e não apenas um, e mais, o único realmente discutido (o IDE) foi o último deixado por Jesus.


Neste estudo estarei trabalhando os três imperativos de Jesus a seus discípulos (os seus futuros líderes na Terra):


1. Vinde: Mt. 4.19.

2. Ficai ou Permanecei: Lc. 24. 49

3. Ide: Mt. 28. 19 e Mc. 16.15


A desgraça da igreja é querer fazer o Ide antes de executar o Vinde e o Ficai. A ordem é precisa e não casual; não pode haver sucesso pleno do Ide, (das funções ministeriais da igreja) sem um bom desenvolvimento do Ficai e antes ainda do Vinde.



0 comentários: